domingo, 5 de abril de 2009

Em protesto contra Otan, manifestantes botam fogo em hotel na França.



As manifestações anti-capitalistas e anti-guerra estão se consolidando no mundo, o temor da crise parece estar cada vez mais nas mobilizações de massas que estão tomando conta do mundo, mais quais seriam as possibilidades de dessas mobilizações se consolidarem projetos alternativos a crise? Quais socialismos construiremos a partir dessa Crise?


Militantes que participam de uma manifestação contra a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) atearam fogo neste sábado (4) em um hotel perto da Ponte da Europa em Estrasburgo, na França.

Um total de 28 pessoas foi detido neste sábado (4) em vários protestos violentos registrados em diversos pontos da cidade francesa.


O piso térreo do imóvel de 78 quartos da rede de hotéis foi completamente destruído pelas chamas. Os bombeiros conseguiram apagar o fogo antes que ele se propagasse para o andar superior.


Antes, uma loja foi incendiada por pessoas mascaradas. Um posto da polícia que estava vazio no momento dos fatos também foi incendiado por umas cem pessoas na parte francesa da ponte da Europa. O grupo liderava a passeata de 3.000 a 4.000 manifestantes que se dirigiam rumo a uma grande manifestação contra a cúpula na capital da Alsácia.


Mais violência
Os manifestantes jogaram pedras e gás lacrimogêneo contra o cordão policial que impedia sua passagem.


Mais perto do centro da cidade e na localidade de Schiltigheim também houve incidentes entre manifestantes antiglobalização e as forças de segurança.


Na avenida da Paz, a menos de um quilômetro do lugar onde acontece a Cúpula da Otan, um grupo de militantes bloqueou as vias do bonde.


Mulheres


O programa das esposas dos chefes de Estado e governo da Otan, que celebra neste sábado, em Estrasburgo, seu 60º aniversário, foi perturbado em razão das manifestações contra a cúpula.


Uma visita das primeiras-damas ao Instituto de pesquisa sobre o câncer do aparelho digestivo (Ircad), prevista pela manhã, foi anulada e substituída por um breve encontro das esposas no palácio Rohan, no centro de Estrasburgo.


As esposas, assim como o esposo da chanceler alemã, Angela Merkel, Joachim Sauer, se encontraram no local, onde o tapete vermelho continua instalado desde à visita, sexta-feira, dos presidentes francês, Nicolas Sarkozy e americano Barack Obama.


Igor Vitorino da Silva
Historiador formado pela UFES
Povo desorganizado
Morador da Periferia Capixaba


"Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo."
Álvaro de Campos (Fernando Pessoa).TABACARIA.(15-1-1928)

Nenhum comentário:

Postar um comentário