quinta-feira, 19 de março de 2009

Fim de semana de protestos na Alemanha

Recebi da ANA -Agência de Notícias Anarquistas


Desconhecidos incendiaram dois carros "Mercedes SLK": A primeira ação aconteceu em uma rua no centro da cidade, o segundo na rua Rhinow, em Prenzlauer Berg. Ambos os veículos sofreram estragos sérios.
Da mesma forma, desconhecidos incendiaram um carro em Treptow. Os moradores alertaram os bombeiros da queima de um "Ranger Rover". Um carro "Golf da VW" estacionado ao lado também foi afetado pelas chamas.
No final de semana, perto de 5000 pessoas se encontraram em Hermann Square, em Neukölln. Com o objetivo de reivindicarem e pedirem a preservação dos espaços livres de Berlim. Também contra a elitização de muitas áreas do centro da cidade. Fato que obriga que muitas pessoas sejam transferidas a outras regiões.
O conceito da manifestação foi concebido por blocos de cores. Ao longo da manifestação era possível ver as casas com bandeiras coloridas penduradas em solidariedade à luta. Em diversos pontos da caminhada de protesto, também se via ações desde os tetos das casas, prédios, com fogos de artifício, lançamento de folhetos e faixas suspendidas desde as alturas.
Em determinado momento os esquadrões da polícia, em tom de provocação, começaram a parar as pessoas por roubo, os manifestantes reagiram atacando um veículo de polícia, que rapidamente salvou o carro, em seguida os ativistas atacaram com pedras e garrafas as patrulhas. A polícia reuniu forças e pouco depois foi em direção aos manifestantes, quatro pessoas foram presas.
Contudo, acabada a manifestação pela rota inicialmente proposta, várias centenas de ativistas foram por outro lado e no caminho vários veículos, vitrines de lojas e um bonde resultaram danificados.
Em Frankfurt Tor um veículo da polícia equipada com alta tecnologia para regular o trânsito foi atacado e virado pelos manifestantes. Também em Frankfurt Tor um manifestante escorregou desde um teto muito alto e sofreu uma ferida profunda na cabeça, ele foi transferido ao hospital. Por toda a noite houve operações da polícia e bombeiros, para apagar focos de incêndios.
De acordo com um comunicado de imprensa da polícia, domingo, um total de 12 pessoas foram presas e 2 agentes da polícia saíram feridos e uma pessoa recebeu uma ordem de apreensão pelo juiz local.

Para ver fotos das manifestações, acesse:

http://www.flickr.com/photos/pm_cheung/sets/72157615258195102/
http://www.flickr.com/photos/kietzmann/sets/72157615311185972/
http://www.flickr.com/photos/stasi20/sets/72157615242315561/

Nenhum comentário:

Postar um comentário